A Pure Behaviour é, neste momento, parceira e representante de uma plataforma internacional de ASSESSMENTdesenvolvida por uma equipa técnica de Psicólogos, consultores empresariais, empresários e Coachs, que sentiram a necessidade de um suporte tecnológico sistémico e inovador para alavancar os resultados de seus clientes, além dos seus próprios. São várias técnicas, ferramentas e conceitos de diversas metodologias de desenvolvimento humano, como a Psicologia Positiva, a Programação Neurolinguística, a Neurociência e o Coaching, todas reunidas em um só sistema.

Para empresas, referimos que estudos apontam que 80% das causas de demissão de recém contratados ocorre por problemas na seleção e que a contratação errada pode chegar a 70% do custo anual do cargo/função se considerarmos custos diretos e indiretos e 87% das demissões são por problemas comportamentais. Não se deve entender problemas comportamentais como “Mau Comportamento”, mas como comportamento não alinhado às expectativas da área.

Esta metodologia permite desde logo:

  • Um controle apurado do processo de avaliação
  • A escolha dos tipos de testes que se pretendem aplicar: dependendo do output que se pretende;
  • Envolvimento de mais do que um “agente” no processo:
  1. Análise individual
  2. Análise 360º
  3. Enquadramento na função
  4. Enquadramento na organização
  • Relatórios simples e funcionais
  • Teste DISC
  • Planos de Desenvolvimento Individual
  • Identificação de características comportamentais: Liderança e outras
  • Perfil comportamental
  • Swot Pessoal
  • Análise de processos de Gestão do tempo
  • Análise de Cenários
  • Outros

Com esta nova metodologia os consultores da Pure Behaviour cruzam as entrevistas individuais – metodologia de entrevista com critério –  presenciais, com os dados obtidos pelos testes escolhidos pelo cliente que são respondidos online, num simples computador ou tablet pelos objectos da avaliação, diluindo assim o factor distância e a gestão do tempo o que, em limite, se traduz numa economia de custos e de tempo utilizado pelos colaboradores.

Sendo uma metodologia que integra diversas dimensões da pessoa humana: na sua versão comportamental, analítica, lógica, interacção humana e social entre outras, permite-nos ter uma visão integral da pessoa a um nível 180º e 360º. As organizações são agora mais do que nunca as pessoas que contratam. Por isso, através de este assessement/avaliação/validação, poderemos ter uma visibilidade imediata da pessoa que trabalha connosco que vai para além do que poderemos ver ou interpretar.

Esta ferramenta que é aplicável a organizações públicas (concursos públicos de admissão de colaboradores, a promoções e progressões) e também a organizações privadas, é uma ferramenta rigorosa, detalhada e orientada para soluções e acções concretas.

Poderá questionar-nos sobre a dimensão situacional desta metodologia: sendo uma ferramenta que trabalhar comportamento e em certa medida a personalidade, ela não é propriamente situacional, é uma ferramenta ampla de avaliação concreta.

E A MINHA ORGANIZAÇÃO?

As organizações que querem aprender, aprendem. É verdade, as organizações também são organismos que aprendem. Aprender com as pessoas que trabalham connosco é uma das valências correctas. Aprendemos com os nossos sucessos, desempenhos, erros, desmotivações e outras variações nas organizações, mas, sobretudo aprendemos com as pessoas que são nossos pares, que lideráramos e fazem parte da organização.

Com isto quero chegar a esta metodologia: os seus colaboradores investindo tempo nesta metodologia, irão investir tempo na organização, com isso os líderes vão conhecer melhor as suas pessoas, potenciar formas de comunicação mais eficiente e assertiva, interacção mais proficiente e dedicada e obter mais resultados para a organização.

Esta ferramenta de assessement é mesmo para orientação de comunicação, trabalho autónomo, trabalho em equipa, gestão de emoções e conflitos entre muitas outras valências. A organização potenciará o seu trabalho e crescerá com o conhecimento profundo que tem das suas pessoas e da organização em si (como comunica, como dá feedback, como recebe feedback, etc.).

Poderá ser útil sempre que ponderar uma nova contratação, para fazer o “match” do perfil de funções, responsabilidades, atitudes e comportamentos que necessita para a função que a pessoa irá desempenhar.

DETALHES DA METODOLOGIA:

A ferramenta introduz-nos em primeiro lugar o contexto e perfil da própria metodologia, útil para enquadramento e boa interpretação do relatório. Passa para um gráfico de perfil que nos mostra no geral o nosso perfil DiSC e nos dá uma explicação.

Dá-nos também a auto-percepção que temos de nós e as exigências do meio que nos envolve. Revela-nos o nosso mapa de auto-desempenho com os nossos principais pontos fortes.

Importante para muitas posições são os estilos de liderança e este relatório indica-nos exatamente o nosso estilo de liderança e o estilo de liderança com a influência do meio profissional onde estamos envolvidos.

Trabalhamos também nesta ferramenta a tomada de decisão, tão importante ao nível profissional, e é feito um relatório bem elaborado a este nível.

O índice de Positividade Efectiva (quão somos positivos e realistas, ou não) e o Índice de pontos de melhoria são também apontados neste detalhado relatório.

Em suma, estes breves pontos e muitos mais, serão tratados nesta ferramenta que se pretende desta forma: rigorosa, organizada e completa.

Algumas conclusões sobre este tema e sobre esta plataforma de avaliação/validação: a Pure Behaviour procurou a melhor fonte de assessement para providenciar os melhores serviços sempre. Habituámos os nossos clientes a um nível de exigência e profissionalismo e é por esse caminho que queremos continuar. Esta plataforma é um completo exemplo disso. Estamos a disponibilizar este serviço inovador, de referência no mercado, completamente fiável, elaborada pelos melhores profissionais do mundo, para que a sua empresa multiplique a produtividade conhecendo as suas pessoas de uma forma mais alinhada e adaptando processos para que estes sejam eficientes.

Acreditamos na pessoa certa para o lugar certo. Acreditamos também que somos a diferença e a inovação.